-O que é carnaval?
O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.
-História do Carnaval
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.
A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.
O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da idade media. O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do seculo XIX. A cidade de paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no Carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de Escolas de Samba para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsinque, capital da Finlândia.O Carnaval do Salvador está no Guinness Book como a maior festa de rua do mundo.[1] Recife, Pernambuco, possui o maior bloco de carnaval do mundo, o Galo da
Parabéns pelas matérias.
ResponderExcluirCriação do blog = 1,0 ponto;
Matérias = 1,0 (não foram postadas no dia solicitado).
Lembrem-se da pesquisa sobre povos indígenas e ciganos:
PARA OS ALUNOS E ALUNAS DO 9º ANO
CAROS ALUNOS E ALUNAS,
SOBRE A PESQUISA ORIGENS DOS POVOS INDÍGENAS E CIGANOS, VOCÊS DEVERÃO LEVANTAR TUDO SOBRE OS DOIS POVOS:
- De onde vieram;
- Civilizações Maia, Inca e Asteca;
- Festas;
- Músicas;
- Danças;
- Lendas e mitos;
- Línguas;
- Etnias;
- Sistema político e econômico;
- Comidas típicas;
- Artesanato;
- Jogos,
- Pintura e suas interpretações.
Após levantamento, deverão postar no blog de vocês. Saibam que é muito importante colocar ilustrações. Valor = 2,0 a pesquisa completa.
Prof. Edson Paiva
Blog , muito bonito.. mais com informações visuais equivocadas .. adorei a pesquisa. Bjs
ResponderExcluir